Linhas de Pesquisa

IMAGENS, MÍDIAS E DESLIZAMENTOS

O objetivo dessa linha de pesquisa é discutir a imagem e seus deslizamentos nas mais diversas mídias, seja ela audiovisual ou visual, englobando cinema, televisão, dispositivos móveis, computadores ou histórias em quadrinhos. Através da investigação desses deslizamentos, busca-se perceber as relações entre as diversas possibilidades intermediáticas e transmidiáticas, apontando para suas "contaminações" estéticas e de linguagens, além das possibilidades advindas das novas tecnologias.

Pesquisadores: Prof. Felipe Muanis (UFJF), Rosane Svartman (UFF), Adriano Chagas (UFF), Lihemm Farah Leão (UFF)

Alunos de pós-graduação: Andressa Caires (UFJF)

Alunos de graduação

ESTÉTICA NARRATIVA E SERIALIZAÇÃO

A linha de pesquisa se volta para os processos de serialização narrativa. As pesquisas da linha buscam os elementos constitutivos de uma poética da narrativa seriada identificando os aspectos imanentes aos textos narrativos seriados em geral, ao mesmo tempo em que busca identificar e analisar as estratégias e técnicas de serialização peculiares a cada mídia. A linha se funda no arcabouço narratológico pós-clássico e na emergente narratologia transmidiática para abordar as muitas manifestações narrativas da ecologia audiovisual contemporânea, como também as suas articulações com os games, graphic novels, das interfaces com a literatura e as artes, bem como as muitas manifestações culturais contemporâneas.  

Pesquisadores: Prof. Christian Pelegrini (UFJF)

Alunos de pós-graduação

Alunos de graduação

SEXUALIDADES, DISSIDÊNCIAS E NOVAS MÍDIAS

Promover a interseccionalidade entre os estudos de gêneros e sexualidades e o campo do audiovisual. Considerando as tendências midiáticas do consumo de conteúdo e as necessidades de identificação e pertencimento social, a intenção é amalgamar e ampliar as relações contemporâneas através das representações sexuais nos mais diversos meios e plataformas. Valorizar a abjeções de sujeitos e corpos bem como analisar seus rumos transmidiáticos tem por finalidade estimular o diálogo, a diversidade, visibilidade e novas formas de pensar tecnologias, gêneros e sexualidades no ambiente audiovisual.

Pesquisadores: Juliana Bravo

Alunos de graduação: Stefânia Royo, Verônica Martins Fernandes

AUDIOVISUAL BRASILEIRO

O objetivo dessa linha é a discussão mais ampla do audiovisual brasileiro e seus deslizamentos entremídias. A produção de cinema, televisão, videogames, videoarte e as possibilidades de video-digital, no contexto brasileiro, que trazem singularidades para a produção audiovisual do país.

Pesquisadores: Prof. Oliver Fahle (Ruhr-Universität Bochum).

Alunos de pós-graduação: Martin Schlesinger (doutorando).